Updates in Slow Medicine

junho 28, 2016
One comment
Visitas: 3624
3 min de leitura

O movimento Slow Medicine tem raízes em vários países, com expressões e formas de organização bastante diversas. Vamos nos debruçar sobre uma iniciativa americana, o site Updates in Slow Medicine.

O grupo é formado pelos médicos Pieter Cohen, clínico geral na Cambridge Health Alliance, Massachusetts e professor assistente da Harvard Medical School; pelo Dr. Michael Hochman, clínico geral formado na Harvard Medical School,  que vive em Los Angeles, onde é professor na Keck School of Medicine of University of Southern California e pela dra. Rachael Bedard, canadense, que trabalha na Mount Sinai School of Medicine, NY, no programa de Geriatria e Cuidados Paliativos.

“Atualizações em Slow Medicine” começou como uma série de discussões  sobre Medicina Interna entre estudantes, residentes e professores da Cambridge Health Alliance e da Harvard Medical School. Isso gerou uma fértil troca de correspondência eletrônica  entre os participantes das discussões e posteriormente disseminou-se entre médicos dos EUA. Passou-se então a utilizar o termo “Slow Medicine”, consistente com os princípios do que é conhecido  como o “Movimento Slow”. A SM enfatiza o raciocínio clínico, estimula a prática baseada em evidências e salienta a importância das mudanças de estilo de vida para uma melhora consistente da saúde.

O conceito sugerido de Slow Medicine é “de uma prática médica baseada na anamnese  cuidadosa, no exame clínico pormenorizado e  na ponderação acerca dos riscos e benefícios de intervenções diagnósticas e terapêuticas, sem pressa para intervir quando os sintomas são pouco específicos, comprometida com a observação clínica como uma estratégia importante tanto do ponto de vista de diagnóstico e terapêutico e cautelosa sobre a adoção de novos testes diagnósticos e terapias, enquanto não houverem evidências claras  que estabeleçam o seu valor.”

O site sugere alguns links interessantes, como os blogs Center for Health Journalism  and MedPage Today , sugestões de textos e livros sobre “Slow Medicine” , entre eles um excelente artigo sobre Princípios da Prescrição Conservadora, de Gordie Schiff , publicado no JAMA em 2011, que promove uma reflexão sobre polifarmácia, interação medicamentosa e reações adversas , numa abordagem com evidentes repercussões na prática médica diária. Como você pode conferir em nossas sugestões de livros, God’s Hotel e Mortais, de Atul Gawande, também são citados como obras referenciais. O site tem um “braço” no Facebook.

Finalizando, uma das melhores coisas que o site oferece é sua Mailing List. Semanalmente você recebe emails dos organizadores com assuntos de grande relevância na prática clínica, com discussões sempre norteadas pela medicina baseada em evidências.  A correspondência é rica em links para trabalhos científicos, para canais de expressão da mídia leiga, impressa e digital, traz reflexões acerca de diretrizes e destaques de congressos e conferências, coroando a publicação da semana com a ponderação acerca do assunto abordado do ponto de vista da Slow Medicine. Podemos afirmar que, particularmente para o público médico interessado na filosofia da  Medicina sem Pressa, esta correspondência trará elementos que certamente terão impacto em sua prática cotidiana.

1 comentário

  1. Excelente postagem. Apresenta uma série de referência de alta qualidade, permeada de ponderações de grande importância. É feita de forma tranquila, como deve ser o modo Slow, em que não há uma ansiedade em conquistar adeptos, mas simplesmente a intenção em despertar a consciência crítica. Muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter Slow Medicine

Receba nossos artigos, assinando nossa
newsletter semanal.
© Copyright SlowMedicine Brasil. todos os direitos reservados.